Um canal para construir, desconstruir, apresentar e compartilhar conteúdos relevantes.
Dicas para evitar a “fadiga” de Compliance após mais de 1 ano de pandemia
Dicas para evitar a “fadiga” de Compliance após mais de 1 ano de pandemia

Dicas para evitar a “fadiga” de Compliance após mais de 1 ano de pandemia

Por Ana Amélia Abreu.

Há 14 meses, tivemos que nos adequar a uma situação nova para todos e, justamente por ser nova, contamos com uma certa boa vontade por parte das pessoas nesse período de adaptação, afinal, estávamos todos aprendendo.

Passado um tempo, quando começamos a nos animar com a esperança de uma “certa” normalidade, voltamos 12 casas no jogo… mas não voltamos iguais. Estamos (muito) cansados.

Independente da profissão, da idade, da classe social, ninguém aguenta mais. Só que não tem opção (quer dizer, até tem, mas é bem pior) e quem trabalha com Compliance sabe bem a importância de seguir as regras.

E falando em quem trabalha na área de Compliance, nós temos que manter o tema em pauta nas nossas organizações, empresas, clientes, etc, mesmo (e principalmente) no meio de todo esse desânimo.

Mas como evitar a fadiga dos assuntos de Compliance em um mundo de pessoas cansadas e continuar levando o tema de maneira eficaz e leve? Vou dar abaixo 5 sugestões que estão me ajudando nesse momento de refazer os planos para 2021:

1-     Reduza os grupos de treinamento. Em menor número, os participantes tendem a se sentir mais a vontade e você também poderá dar mais atenção a cada um;

2-     Use plataformas que estimulem a interação, como perguntas e respostas, jogos, votação, etc. É uma forma de as pessoas ficarem mais atentas ao conteúdo que você está passando;

3-     Procure reduzir os conteúdos escritos, as pessoas estão com menos capacidade de concentração na leitura;

4-     Estimule as lideranças a integrar os temas de Compliance em outros temas da empresa, pois além de aproveitar o tempo, também mostra que Compliance não é algo separado, mas sim integrado ao negócio;

5-     Quando for possível, ligue, ao invés de mandar de e-mail, as pessoas estão com saudade de conversar e procure ouvir atentamente o que o seu interlocutor tem a dizer.

Espero que essas dicas sejam uteis para vocês e adoraria saber como estão fazendo para lidar com esse momento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *